Quantas vezes você já imaginou que o porteiro ou vigia do lugar onde você mora passou por situações perigosa para impedir a entrada de pessoas mal-intencionadas no ambiente ou mesmo para proteger os bens de todos que mora lá?

Pois é, é um risco ocupacional do trabalho, que muitos ainda fazem com muito prazer. A responsabilidade de guardar e proteger não cabe somente a policiais, mais vigias e porteiros tão tem essa mesma responsabilidade.

Claro, eles estão limitados a uma certa área, mesmo assim, a violência que existem, em grande maioria, nos centros urbanos faz deles profissionais indispensável para garantir a segurança de todos os moradores.

Por isso, você que deseja ingressar nesse ramo, de porteiro e vigia, o Senac proporciona para você a chance que você precisava para se profissionalizar e se tornar uma autoridade do ramo.

Como são elaborados os Cursos No Senac – Presencial e Online

O curso de porteiro e vigia do Senac visa profissionalizar as pessoas interessadas para trabalhar com segurança de locais que necessitam como condomínios residenciais e comerciais, empresas, shopping, etc.

Esse profissional é o responsável por garantir a segurança de todos no interior do ambiente, barrando e verificando cada pessoa que entra ou sai, garantindo que não sejam uma possível ameaça à segurança ou saúde de alguém dali.

Curso porteiro e vigia senac

É também responsabilidade dele intervir e resolver problemas internos, afinal, estes também pode gerar complicações como brigas, agressões e danos a saúde dos frequentadores.  O porteiro e vigia deve apartar a briga e levar o, ou os envolvidos, a se retirarem do local.

Porque é uma profissão de risco? Muitos profissionais acabam sim machucados durante o comprimento do dever, seja para defender alguém ou o próprio estabelecimento, evitando assaltos, furtos, roupas e lidando com brigas.

Vivemos em uma sociedade urbana muito violenta e esses profissionais são os que confiamos, além dos policiais, para nos ajudar a sentirmos protegidos, para ingressar no curso, deve-se ter: 18 anos, idade mínima, ensino fundamental 2 incompleto.

Mercado de Trabalho

O crescimento da violência trouxe cada vez mais a necessidade de contratar profissionais porteiros e vigia para ambientes que devem, além de tudo, zelar pela segurança de seus frequentadores.

É o caso de condomínios, onde os moradores buscam um local seguro para viverem, o porteiro e vigia é o responsável por manter esse ambiente longe de problemas e de intrusos, sempre estando atento a tudo que acontece e intervindo se possível.

As grandes cidades, centros urbanos, crescem tanto em imobiliário quanto em violência, e está realmente difícil encontrar um profissional competente para lidar com um trabalho que requer tanta responsabilidade.

Empreendedores, donos de negócios gigantes, prédios e condomínios de ambos os tipos percebem que o investimento realizando nessa área é de grande necessidade, sendo um importante investimento a fim de preservar a segurança, pessoal e patrimonial.

Devido a isso, as contratações se tornaram mais frequentes e esses profissionais cada vez mais aumentam. Condomínios e empresas são os principais contratantes desses serviços.

Informações gerais

Segundo o IBGE, houve um considerável crescimento desta área em julho de 2014, algo em torno de 4,6%. Estima-se que, até atualmente, mais 700 mil profissionais tenham sido contratados por empresas.

A preocupação com a segurança aumentou e, devido a isso, a busca por profissionais capacitados tem se tornado incessante. Como eu disse, diversos tipos de empresas e condomínios estão contratando porteiros e vigias para atuar em suas respectivas responsabilidades.

Curso porteiro e vigia senac

Todos conhecemos e admiramos esses profissionais. Por muito tempo, nos deparamos com pessoas capacitadas, gente boa e prontas para o que der e vier para garantir a segurança de todos do ambiente. Usando de equipamentos de tecnologia de ponta, controlando acesso e monitorando tudo, eles garantem a tranquilidade. É bom ressaltar que a contratação desses profissionais tem sido, atualmente, feita apenas sob a confirmação de qualificação.

Uma vez que os níveis de violência estão mais altos, por tanto, exige-se que esses profissionais consigam lidar com qualquer situação emergencial ou alerta sem problemas. E para isso a exigência da qualificação profissional é um dos requisitos do mercado de trabalho.

Leia também sobre outros cursos:

Metodologia

O Modelo Pedagógico Nacional considera a competência o ponto central do currículo dos cursos de Qualificação Profissional, sendo a competência a própria unidade curricular.

Este curso é destinado a pessoas que desejam atuar nessa área, sendo um ramo considerado, mesmo mínimo, de risco e grande responsabilidade.

Deve-se lembrar que a segurança, não apenas do estabelecimento, mas de todos que frequentam o ambiente está sobre seus cuidados. É um setor desafiador e só vai se dar bem e criar uma carreira de sucesso quem tem vontade e garra para seguir em frente.

Deve também ter conhecimento de normas e regras, e estar atualizado sobre procedimentos necessários à atividade.

Programa

Como eu já mencionei, o profissional porteiro e vigia tem responsabilidades, os quais serão comentados no curso:

  • Realizar atividades do serviço de portaria;
  • Zelar pela segurança pessoal e patrimonial.

Certificação

Vale lembrar que apenas pode atuar na profissão com essa profissionalização em território nacional, acredite, vale a pena destaque esse “porém.

Após a conclusão do curso, o aprovado receberá um certificado de qualificação profissional atestando que o mesmo agora faz parte de um grande grupo de profissionais capacitados para atuar no ramo.

Matrícula no curso

Para atuar nesse curso, você vai precisar de alguns documentos, não são muitos, porém, tenha-os em mãos:

  • Documento de identidade (RG) – Obs: tem que ser o original, não xérox;
  • CPF (o mesmo do RG, deve apresentar o original) – muitas pessoas receberam apenas o número do CPF, por tanto, apresentar esse no momento da inscrição;
  • Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Fundamental (apresentação do original).

Concluindo…

O profissional porteiro tem uma grande responsabilidade nas mãos, zelar pela segurança de todos que frequentam diariamente o condomínio ou empresa. Monitorando e atento a movimentador, acessos e saídas do local.

O Senac te ajuda a alcançar esses objetivos e se profissionalizar para o mercado de trabalho, garantindo uma carreira de sucesso em empresas que necessitam dos serviços deste profissional.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui