Como Concluir o Ensino Médio pelo Encceja

LINKS PATROCINADOS

O Ensino Médio é basicamente um nível de ensino com características diferentes dependendo do país. No Brasil, o Ensino Médio configura-se como a última etapa da educação Básica. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, os estados brasileiros são os responsáveis por tornar o Ensino Médio obrigatório para jovens de até 17 anos, mas o direito a essa modalidade de ensino é destinado a todas as faixas etárias.

Outro detalhe importante é que o ensino médio tem duração de três anos na modalidade regular, ou o aluno pode cursar a Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou até mesmo, fazer provas como as realizadas pelo Encceja, para obtenção de diploma de conclusão de Ensino Médio.

Tendo em vista que a educação é considerada a porta de entrada para se conquistar um bom emprego e realizar o sonho da construção de uma carreira de sucesso, concluir o Ensino Médio seria o primeiro grande passo rumo a este objetivo, uma vez que boa parte do mercado de trabalho, exige, no mínimo, a conclusão desse nível de ensino.

Mas, como nem todo mundo consegue cursar, e muito menos concluir o ensino médio no tempo estipulado para isso, existem outras alternativas, inclusive projetos de governo, que realizam avaliações anuais destinadas para certificação de pessoas que não conseguiram concluir este nível de ensino no tempo oportuno. Para mais detalhes, leia este artigo até o final!

Como concluir o Ensino Médio através de uma prova

Atualmente no Brasil existe um grande número de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Médio. Os fatores que justificam a não conclusão desta etapa de ensino são diversos, dentre eles a necessidade de trabalhar desde cedo ou dificuldade para se deslocar até a escola por questões econômicas.

É por isso que o governo criou a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), destinada para aquelas pessoas que não conseguem frequentar o Ensino Médio de forma regular e precisam do diploma de conclusão desse nível de ensino, para poderem acessar o mercado de trabalho em funções melhor remuneradas.

Como funciona o Encceja – Ensino Médio Online

Esse exame foi desenvolvido para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de terminar os seus estudos e tiveram dificuldade para permanecerem de modo regular nas escolas.

Página inicial encceja

LINKS PATROCINADOS

Essa prova é organizada todos os anos pelo Ministério da educação (MEC) e quem a elabora, aplica e corrige é o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O Encceja é aplicado todos os anos no Brasil, visando avaliar conhecimentos básicos e certificar competências de jovens e adultos, podendo ser utilizada para certificação de conclusão de Ensino Fundamental e/ou Médio.

As inscrições são feitas através da internet no site oficial do Encceja. Primeiramente é preciso aguardar a publicação do edital por parte do programa, contendo todas as informações necessárias e datas do processo.

Os documentos necessários para inscrição são:

  •  Cadastro de pessoa física (CPF);
  •  Documento de Identidade (RG, CNH, CTPS);
  •  Endereço válido de E-mail e que a pessoa tenha acesso ao mesmo;
  •  Número de telefone celular.
Essa prova é importante para quem deseja concluir o Ensino Médio, pois quem fizer a prova e for bem sucedido nela, recebe certificação oficial expedida e validada pelo MEC.

A idade mínima para realização da prova do Encceja, para quem objetiva a conclusão de ensino médio é de 18 anos e para conclusão do ensino fundamental é 15 anos.

Caso você não possua o ensino fundamental e queira fazer a prova do Encceja para obtenção de diploma de nível fundamental e também médio, isso é possível, basta que você escolha essa opção e tenha a idade mínima de 18 anos.

Como se preparar para o Encceja

Se você deseja se preparar adequadamente para esta prova, saiba que o Inep, que inclusive é o organizador da prova do Encceja, disponibiliza em sua página oficial, inúmeras apostilas gratuitas para acesso aos principais conteúdos que são cobrados na avaliação.

Encceja

As apostilas são extensas e muitas vezes cansam os estudantes. Logo, é preciso elaborar outras estratégias de estudo, como participação em cursos preparatórios, como supletivos presenciais e a distância.

Conversar com pessoas que já realizaram a avaliação também ajuda a se ter uma noção maior do que a pessoa irá encontrar na prova. Além disso, leia bastante, faça resumo dos principais temas, realize simulados online, pesquise os conteúdos e mantenha-se sempre atualizado.

Conclusão

Se você ainda não terminou o seu Ensino Médio, o Encceja é uma ótima opção, não é mesmo? Que tal se preparar para a prova e evoluir nos estudos?

Aproveite esta oportunidade para ampliar sua formação e quem sabe adentrar em um curso superior futuramente.

Como você verificou neste artigo, a oportunidade de concluir o ensino médio sem precisar passar três anos frequentando regularmente uma escola existe, basta se inscrever na prova do Encceja. Aproveite esse oportunidade e bons estudos!

LINKS PATROCINADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LINKS PATROCINADOS