A modalidade de educação a distância tem proporcionado muitas oportunidades à milhares de pessoas, tanto pela facilidade de acesso quanto pelo custo e logística necessários para cumprir a agenda e as atividades propostas. O curso de Garçom do Senac, na modalidade EAD, é um bom exemplo disso.

O Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial faz parte do Sistema S, que é um conjunto de organizações das entidades voltadas para o treinamento profissional. Nesse caso, como a descrição da sigla já sugere, é uma instituição de ensino que tem como objetivo principal formar profissionais capazes de atuar no setor comercial, seja como funcionário ou empreendendo no próprio negócio.

O curso de Garçom por si só já permite que o aluno tenha maior empregabilidade no mercado de trabalho, além disso, por se tratar de um curso livre, não é exigida formação prévia específica para iniciar o curso. Vamos te mostrar agora como é simples e interessante fazer um curso de Garçom no Senac.

Para quem é indicado o curso de garçom do Senac?

Como já explicado anteriormente, o curso de Garçom no Senac é classificado como um curso livre, ou seja, se livre acesso para todos e não exige nenhuma formação prévia para se inscrever. Para se candidatar ao curso, basta que o candidato tenha concluído o Ensino Fundamental, que se refere à antiga 8ª série e atual 9º ano.

O curso é indicado, principalmente, para quem atua ou pretende atuar nas áreas de Turismo e Hotelaria, Hospitalidade e Alimentação. Porém, vale ressaltar que é uma excelente opção para quem busca a oportunidade de entrar no mercado de trabalho. Logo, os pré-requisitos para fazer o curso de Garçom no Senac são apenas dois: ser maior de 18 anos e ter o ensino fundamento completo.

O Senac oferece diversos cursos em diversas áreas de atuação dentro do setor comercial e tanto na modalidade presencial quanto na modalidade de educação à distância. Entre esses diversos cursos disponíveis, é possível fazer o curso livre de Garçom na modalidade EAD.

A educação à distância de forma geral tem como principal objetivo permitir o acesso das pessoas à educação de qualidade independente de suas rotinas e localização, reduzindo ou eliminando completamente os custos e os processos logísticos envolvidos na educação presencial.

Leia também sobre outros cursos:

Como se inscrever no curso?

Desse forma, assim como o curso é ministrado majoritariamente no ambiente online, o mesmo acontece com o processo de inscrição e matrícula.  A inscrição pode ser feita pela internet, através do site do Senac do seu estado.

  • O primeiro passo é buscar pelo site do seu estado. Em seguida, no menu principal, pesquise pelos cursos nas áreas de Gastronomia ou Turismo e Hotelaria, e busque pelo ícone para o curso de Garçom.

Nessa página você encontrara as informações referentes ao curso de forma bastante resumida e objetiva. E nesse mesmo local, terá um botão para realizar a sua inscrição no curso escolhido. Feito isso, o próprio sistema te conduz, passo a passo, para efetuar a sua inscrição e gerar o boleto de pagamento conforme você solicitar. O sistema te informara, em seguida, o processo de acesso ao ambiente de aprendizagem online.

Tudo muito simples e fácil. Porém, se você prefere o atendimento pessoal, procure pela unidade Senac mais próxima a você e entenda com o profissional que te atender o processo para realizar a sua inscrição e matrícula no curso.

Programa Senac Gratuidade

O Senac conta com um programa excelente para garantir a oportunidade para pessoas que tenham a renda familiar mensal de até dois salários mínimos. O PSG, Programa Senac Gratuidade, é uma opção onde o candidato que preencher os pré-requisitos e passar pelo processo seletivo pode fazer o curso de Garçom sem ter que pagar absolutamente nada.

Para saber mais sobre o PSG e se inscrever no processo seletivo, basta entrar no site do Senac da sua cidade e buscar pelas formas de ingresso. Nesse caso, fique atento às datas, pois normalmente as inscrições para participar do processo seletivo acontecem dois meses antes do início das aulas.

Programa de bolsas Senac

Outra opção para reduzir o custo do investimento, é conseguindo uma bolsa parcial ou integral para realizar o curso. Para isso, o ideal é que você entre no site do Senac do seu estado ou se dirija até a unidade Senac mais próxima de você e saiba como funciona o programa de bolsas e convênios.

Vale ressaltar que, no programa de bolsas, os descontos são não acumulativos, ou seja, mesmo que você se encaixe em mais de um convênio ou modalidade de desconto, só poderá escolher uma forma de beneficio para ser contemplado.

O mercado de trabalho

Ao final do curso, o aluno estará apto para entrar no mercado de trabalho e começar a sua vida profissional como garçom. É possível atuar em restaurantes, bares e comércios similares. Porém essas não são as únicas opções de mercado. O garçom profissional aumenta a sua empregabilidade e pode atuar em hotéis, clubes e empresas que realizam eventos.

É mais comum que o profissional tenha pequenos contratos profissionais, mas empresas como os clubes e hotéis costumam firmar vinculo empregatício com esses profissionais, no regime CLT. Outra opção é atuar como freelancer, apenas em alguns eventos. Ou ainda conciliar as duas alternativas.

O que você aprenderá no curso de garçom do Senac?

O aluno do curso de garçom do Senac concluirá o curso pronto para encarar o mercado de trabalho. Durante o curso aprenderá teoria e prática dentro dos seguintes temas:

  • Carreira profissional;
  • Boas práticas para o dia a dia;
  • Atendimento e vendas;
  • Serviços à mesa;
  • Serviços de bebidas.

Muitas pessoas nem imaginam que o trabalho do garçom vai muito além de colocar o prato solicitado na mesa do cliente. São diversas técnicas e ferramentas que podem contribuir para o bom atendimento e ainda agilizar o trabalho do garçom.

Além disso, o profissional capacitado tem maior visibilidade no mercado de trabalho, aumento da empregabilidade e, também, mais estabilidade nos lugares e empresas em que atua.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui