Se você quer se destacar no mercado profissional, a capacitação é um dos primeiros passos. Existem diversos cursos profissionalizantes que podem te ajudar a conquistar uma excelente posição no mercado de trabalho. O Senai, uma das maiores instituições de ensino do país, oferece o curso de instrumentação industrial.

Já ouviu falar? É um dos cursos mais visados por aqueles que desejam trabalhar na indústria. O profissional instrumentista é responsável por acompanhar os processos industriais, verificando o desempenho, a segurança e outros aspectos dos instrumentos utilizados.

Separamos um artigo completo sobre o curso de Instrumentação Industrial do Senai. Dessa forma você poderá conhecer um pouco mais a respeito dessa área. Além de dar informações sobre o curso, mostraremos como fazer a inscrição para garantir uma das vagas abertas. Falamos também sobre as bolsas de estudos do Senai.

O que vou aprender no curso de Instrumentação Industrial

A instrumentação industrial é definida como a arte de ler e interpretar instrumentos utilizados no meio industrial. O curso de Instrumentação Industrial do Senai foi pensado para formar profissionais especializados em controle, manutenção e avaliação de equipamentos.

Nesse curso os alunos aprendem vários conteúdos, desde os mais básicos até os mais específicos. Trata-se de uma formação completa, voltada para a inserção do profissional no mercado de trabalho.

Curso instrumentação

Por isso mesmo, muitos dos que terminam o curso Instrumentação Industrial do Senai conseguem uma colocação de emprego logo nos primeiros meses. Aqueles que se destacam durante o curso conseguem emprego até mesmo antes da formação, como aprendizes dentro de indústrias.

Uma das principais características do curso de Instrumentação Industrial do Senai é a medição dos instrumentos. Cabe ao instrumentista – nome pelo qual é chamado o profissional da instrumentação – analisar se se os instrumentos estão funcionando da forma adequada.

Logo, o curso deve envolver parâmetros mecânicos, químicos, de pressão, de temperatura e outros. Em seu dia a dia de trabalho, o instrumentista industrial trabalha lado a lado com engenheiros e técnicos industriais, visando gerar mais produtividade para a indústria.

Já o mercado de trabalho para os profissionais dessa área está em constante crescimento. O setor industrial está ganhando mais relevo no Brasil, sendo grande o número de empresas nacionais e internacionais começando suas atividades.

Muitas pessoas estão aproveitando as vagas abertas para o curso de Instrumentação Industrial do Senai para melhorar o currículo e garantir uma vaga de trabalho com boa remuneração. Os salários pagos podem ser elevados, principalmente se a vaga é oferecida por uma grande indústria.

Detalhes da Inscrição

Para conseguir garantir uma das vagas abertas no curso de Instrumentação Industrial do Senai é fundamental se inscrever. O Senai é uma instituição de ensino privada, que oferece vagas de estudo com preços acessíveis. Além disso, todos os anos milhares de bolsas são concedidas. Dessa forma é possível estudar sem pagar nada.

Nesse tópico ensinamos como fazer a inscrição para o curso de Instrumentação Industrial do Senai. Vale a pena destacar, desde logo, que o curso acontece de forma presencial. Isso significa que os alunos devem comparecer ao local de aplicação do curso, nos dias e horários indicados.

Antes de fazer a sua inscrição no Instrumentação Industrial do Senai, vale a pena conferir a sua disponibilidade de agenda. Trata-se de um curso de média duração, com aproximadamente 350 horas de curso.

Para se inscrever basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse o site do Senai da sua região. Existe uma página para cada Estado da federação, por isso vale a pena entrar na página da região onde você reside.
  • Dentro do site, busque pelo curso de instrumentação industrial. Ele não é oferecido por todas as unidades.
  • Consulte todas as informações relativas ao curso antes de se inscrever. Na página sobre o curso você encontrará dados como duração, turmas abertas, custo do curso, matérias que serão estudadas, local de oferta e muito mais.
  • Clique em fazer inscrição, para seguir para a página de cadastro.

Esses são os passos básicos para terminar a sua inscrição no curso de Instrumentação Industrial do Senai. O procedimento pode variar um pouco de região para região, tendo em vista que a estrutura dos sites não é unificada.

E se você quiser pleitear uma bolsa de estudos para o curso de Instrumentação Industrial do Senai, poderá fazer isso dentro do próprio site. No entanto, leve em consideração que nem todos os cursos oferecem bolsas. Geralmente as vagas com bolsas são informadas na página de informações.

Instrumentação Senai

Saiba um pouco sobre o curso de instrumentação industrial

Abaixo listamos os principais conteúdos que são estudados no curso de Instrumentação Industrial do Senai.

Conteúdo programático:

  • Instrumentação;
  • Variáveis de processo industrial: Pressão, Nível, Temperatura, Vazão; Interpretação de Fluxogramas de
  • Processos Industriais e de Instrumentos;
  • Propriedades dos fluídos; Funcionamento de instrumentos; Instrumentos padrão; Ajuste e Calibração;
  • Manutenção preditiva, Preventiva e corretiva em Instrumentos de controle;
  • Registradores e Controladores; Comunicação e Transmissão de dados digitais;
  • Sistemas de análises industriais; Sistemas de amostragem, Análise crítica de processos.
Essas são as matérias básicas do curso. Para aprovação e obtenção do certificado em Instrumentação Industrial do Senai, o aluno deve demonstrar rendimento mínimo em todas as matérias. Isso se dá através da realização de avaliações, tanto teóricas quanto práticas.

Quais as vantagens em concluir o curso de instrumentação industrial

Se você sempre sonhou em trabalhar na indústria, ganhando bastante, esse curso é especial para você. Existem milhares de vagas abertas nesse segmento. E o melhor de tudo é que poucas pessoas são capacitadas, com formação de nível técnico ou profissionalizante.

Curso instrumentação

Nesse sentido, ao fazer o curso Instrumentação Industrial do Senai, você estará saindo na frente de muita gente. Essa é a sua grande oportunidade de conseguir um bom trabalho, trabalhar em uma grande indústria e aproveitar todos os benefícios oferecidos – como salário compatível com a profissão, décimo terceiro, férias e muito mais.

Acesse agora mesmo o site e faça a sua inscrição no curso de Instrumentação Industrial do Senai. Consulte por turmas abertas. Se não encontrar nenhuma, deixe o seu cadastro para as próximas turmas, para ser um dos primeiros a fazer a inscrição.

1 COMENTÁRIO

  1. Estou interessado nesse curso, para mim ter uma boa qualificação profissional que o mercado de trabalho esteja necessitando e assim eu venha ter um bom desempenho profissional na imprensa aonde eu irei atuar profissionalmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui