Rodrigo Oliveira da GR6: “mais jovens querem ser funkeiros do que jogadores de futebol”
Nascido em Recife, Rodrigo Oliveira, fundador da GR6 se mudou para São Paulo com a família quando tinha apenas 9 anos. Na cidade, eles viveram por mais de cinco anos num porão, e, como trabalho, o jovem chegou a andar vários quilômetros nas madrugadas colando cartazes políticos nos postes da cidade. Mas foi na música que ele acabou se encontrando.
Três décadas depois, o empresário Rodrigo está à frente da GR6, onde construiu um verdadeiro império do funk e da música urbana. Tendo rompido recentemente a barreira dos 40 milhões de inscritos, o GR6 Explode é atualmente um dos canais mais acessados do YouTube e do Spotify no país — perdendo só para mega sucessos como a Galinha Pintadinha.
Por mês, a empresa organiza cerca de mil shows e grava mais de 70 clipes, com uma base de artistas que inclui nomes como MC Hariel, Don Juan, Livinho, MC Ryan, entre vários outros (incluindo MC Bin Laden, que hoje está no Big Brother Brasil 24).
Essa trajetória começou para Rodrigo em cima dos palcos, como vocalista do grupo de pagode 6ª Arte. “Eu corria para trazer uma melhora para minha família. Acreditava ser a única pessoa que podia virar esse jogo, e graças a Deus consegui.”
Com o sucesso do grupo, o empreendedor começou a levar MCs para tocar nas festas que organizava. O projeto deu tão certo que ele logo decidiu deixar a carreira de artista para trás e atuar 100% por trás dos holofotes.
Rodrigo Oliveira GR6 preza por participar da rotina de sua equipe, e construiu uma sede que engloba ambas as áreas envolvidas, desde o financeiro, jurídico, artístico, marketing, publicidade, comunicação, assessoria, agenciamento e negociação de shows, além de 12 estúdios para a gravação de fonogramas e audiovisuais que funcionam 24 horas, com espaço para campings, com conforto para as longas sessões de gravação.
A produtora gera empregos diretos e indiretos que se dividem em todos os setores da cultura, com colaboradores com raízes no movimento do funk, o que aumenta o fomento e monetização da periferia, fazendo com que o dinheiro gire entre as favelas.
Através de seu trabalho e personalidade, Rodrigo se aproximou de renomados integrantes de outros gêneros musicas e ramos do entretenimento, como Alok, Luciano Huck e Roberto Medina, assim como a parceria com grandes marcas como Banco Itaú, Posto Ipiranga, Nike, Philipp Plein, McDonald’s, Itaipava, Chivas, Chandon, Clube Social, Coca-cola, Kenner e Baw.
Gerenciando carreiras, o empresário teve seu casting no ranking de uma média de 85% nas principais posições das plataformas de streaming musical como o Spotify. Em 2023, o canal da GR6 Explode no YouTube teve 3 bilhões e 500 milhões de acessos, atingindo 40 milhões de inscritos e 27 bilhões de visualizações.
Além de colocar a música urbana na televisão em canais como Globo, SBT e Band, jornais e revistas como O Globo, Billboard Brasil e Folha de S. Paulo, Rodrigo Oliveira possibilitou também que a cultura estivesse nos telões da Times Square, em Nova York.