Saque do Abono PIS termina na sexta-feira

LINKS PATROCINADOS

O Cartão Cidadão é gratuito e um dos principais meios de identificação do brasileiro cadastrado em projeto sociais. Muitos o conhecem por realizarem saques com seguindo o Calendário Bolsa Família. Mas há outras formas de utilizar o documento. Saiba mais!

O que é e como funciona o Cartão Cidadão?

O cartão cidadão é um cartão magnético que todo brasileiro recebe quando está cadastrado em algum programa do governo. O mais conhecido é o Bolsa Família, mas na verdade qualquer ligação com verba governamental (ou em posse dele) exige o uso do cartão.

Existem várias formas de conseguir um e todas são automáticas. Quando se assina a carteira de trabalho pela primeira vez automaticamente o cidadão recebe o cartão por se cadastrar no FGTS, o que é obrigatório.

Outra maneira muito comum é quando se cadastra em um programa social do Governo. O Bolsa Família, Bolsa Escola, Vale Gás e alguns outros também exigem o saque apenas com o cartão cidadão. Tanto por motivos trabalhistas como através dos programas sociais o cadastro é realizado e o cartão é emitido gratuitamente.

Em caso de perda ou roubo do cartão ele não poderá ser usado sem a devida identificação. É só procurar uma agência da Caixa Econômica Federal próxima de sua residência e solicitar uma nova via.

Como usar o Cartão Cidadão em 5 situações

Existem cinco formas de usar o cartão cidadão que nem todo mundo conhece. São elas:

No Saque do FGTS quando o valor é liberado (no caso de contas inativas ou quando chega o momento do saque mesmo) é necessário ter o cartão para realizar o saque.  Se o FGTS estiver liberado é só se dirigir a uma agência da Caixa com o cartão em mãos e solicitar o saque.

LINKS PATROCINADOS

No saque de benefícios sociais Todos os cadastrados no Bolsa Família, Bolsa Escola, Auxílio Amamentação e alguns outros devem ter o cartão para realizar o saque do benefício mensal. Ele é emitido assim que o cadastro no programa é aprovado e em 15 dias está na mão.  No caso de perda existe como sacar em uma agência com documento de identificação. Contudo, em lotéricas apenas com o cartão cidadão em mãos.

Consultar PIS Para saber quanto foi acumulado de PIS ao longo dos anos de trabalho é só usar o cartão para consultar o saldo. Não é preciso falar com um funcionário do banco, é só se dirigir a um caixa eletrônico com o cartão e realizar a consulta.

Em primeiro momento é necessário solicitar o seguro desemprego em uma agência bancária. Os próximos passos são aguardar a data de pagamento mensal (no geral no quinto dia útil de cada mês) e realizar o saque diretamente em uma agência da caixa com o cartão. Antes isso era possível apenas diretamente com um atendente, mas com o cartão um caixa eletrônico faz a transação sem problemas.

Imprimir extratos do FGTS Mesmo sem poder sacar o valor é possível acompanhar se a empresa anda pagando corretamente. Os extratos podem ser usados como prova caso o empregador não tenha honrado com seu compromisso.

LINKS PATROCINADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LINKS PATROCINADOS