O SISU, Sistema de Seleção Unificada, via internet, gerenciado pelo MEC, que realiza a seleção de candidatos para vagas em universidades públicas do país cadastradas no programa. A seleção é feita através da nota obtida no ENEM, portanto, a participação do candidato nessa prova é fundamental para inscrever- se no SISU. Através do número de inscrição e senha do ENEM o sistema acessa a nota do candidato automaticamente. Se a nota do ENEM não for suficiente para concorrer a uma vaga no curso escolhido, o sistema avisa o candidato e não permite seu cadastramento.

O candidato poderá escolher até duas opções de vagas disponíveis para concorrer em cinco universidades diferentes. Os cursos devem ser escolhidos por ordem de prioridade, pois se o aluno não atingir a nota para passar na primeira opção, poderá conseguir vaga na sua segunda opção.

O processo seletivo possui apenas uma fase de inscrição. O candidato deverá informar se irá concorrer as vagas de ampla concorrência ou vagas destinadas a políticas afirmativas.

Durante o período de inscrição o candidato poderá alterar suas opções valendo a última alteração confirmada. Ao termino da inscrição o SISU selecionará automaticamente os candidatos que tiveram a melhor classificação em cada curso, de acordo com a nota do ENEM. O aluno que obtiver nota suficiente para seleção em suas duas opções será chamado para inscrever-se no curso da sua primeira opção. Serão feitas duas chamadas, devendo o aluno matricular-se oportunamente.

Entre as instituições cadastradas estão 48 instituições de ensino superior entre elas 19 Universidades Federais e 4 Estaduais.

Explicamos tudo sobre o Ensino a distância e como ele pode te ajudar a estudar e se qualificar com o advento da Internet, uma modalidade de ensino tem se tornado cada vez mais comum, não só para cursos técnicos.

Com a nota do ENEM, você poderá concorrer a uma vaga em universidades federais e em vários particulares. Com o final de ano chegando muitos estão passando por momentos de renovações e expectativas ligadas ao mundo do trabalho e consequentemente dos estudos, este período do ano é típico de quem vai prestar ou já prestou o vestibular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui